“Do it right. Or don’t do it at all!”

Philipp Schwander lives up to his idea of being the “wine store with a twist”. Discover what motivated him to join forces with Victorinox...

Philipp Schwander
His passion: Really good wines.
His mission: Affordable treasures.

There are people who are clearly blessed from the very start, brimming with a full range of impressive talents. Philipp Schwander, proprietor of the Selection Schwander wine store with branches in Zurich and St. Gallen as well as being the first and, for 20 years, the only Swiss awarded the title of Master of Wine, is one of these people. He was born with a sensitive nose and an impeccable memory for tastes and flavors and blessed with a storyteller’s skills, and a gift for sharing his knowledge of wine in a most charming way.

He was the one who came up with the idea of a handy degustation tool for when you’re on the road and, in close collaboration with the Victorinox product development team, his idea was honed and perfected. The result? A true collector’s item with the functionalities of a corkscrew, a waiter’s knife and a knife for picnic snacks all rolled into one: The Wine Master is specially designed for cutting the foil and opening bottles in style, as well as slicing bread, cheese, salami & co. for a tasty outdoor snack. Superb handling, elegant design.

“Vinhos selecionados de viticultores desconhecidos a preços excelentes.”

Especialista em vinhos e homem de negócios, jornalista, diretor de cinema, proprietário de um castelo, hoteleiro – e atualmente desenvolvedor de produtos também. Philipp Schwander é realmente multitalento e um verdadeiro especialista. Ele coloca em prática a ideia de uma “loja de vinhos com um toque diferenciado” que, em outras palavras, significa: contato pessoal muito próximo com os viticultores e visitas regulares às instalações deles, uma linha de produtos gerenciável e vinhos cuidadosamente selecionados a preços acessíveis. “Meu objetivo é ajudar meus clientes a entender o vinho e dar-lhes acesso a produtos de boa qualidade. Isso significa que estou na estrada cerca de 140 dias por ano, viajando desde que tinha 18 anos. Faço isso há 30 anos – portanto farejo um produto bem feito e se alguém é bom ou está apenas blefando.”

“O vinho é meu passatempo desde que eu tinha 16 anos.”

Philipp Schwander herdou do pai sua paixão por vinhos, especialmente o Bordeaux, e também um velho guia de viagem que o levou a esta região enquanto era jovem, depois de comprar um bilhete da Interrail por um impulso momentâneo. Foi onde tudo começou e, daí em diante, todo o dinheiro de seu bolso foi gasto no passatempo, com pastas e pastas abarrotadas de rótulos e descrições das características de cada vinho. Seus artigos perspicazes em um jornal de Zurique chamaram a atenção dos Martell, os comerciantes de vinho de St. Gallen, que o contrataram imediatamente. Depois de vários anos como comprador-chefe e um período como diretor na Albert Reichmuth, empresa de vinhos de Zurique, ele tomou a iniciativa em 2003 e fundou seu próprio negócio. Com 60 mil clientes, a Selection Schwander é hoje uma das maiores importadoras de vinhos da Suíça. 

“Concentramo-nos na uva, no ingrediente básico.”

Para mim, interagir com os produtores é realmente importante, porque a maioria das pessoas quase sempre presume que cada viticultor também deve ser um especialista em vinhos. No entanto, isso é meia verdade, ele tem um conhecimento profundo de seu vinho e de como fabricá-lo, mas quase sempre está próximo demais do produto que fabrica. As pessoas que estão sempre provando seu próprio vinho quase sempre deixam de reconhecer o que falta nele. E mais, é muito comum que um viticultor não conheça as necessidades de seus consumidores locais. Esse é um dos motivos pelos quais eu vejo vários viticultores produzirem edições especiais com base na minha opinião, onde somos fornecedores exclusivos. Quando fazemos isso, não estamos tentando abandonar as características exclusivas do vinho. É muito mais um pequeno ajuste e um aperfeiçoamento dele. Sempre me pergunto: do que meus clientes realmente gostam e o que posso oferecer a eles que melhor reflita seus gostos e sua ideia de um bom vinho.”

“Nada de salada de frutas na descrição dos aromas!”

Agraciado com o título de Mestre do vinho, Philipp Schwander é um dos poucos 280 especialistas do mundo que receberam esse título. O teste mais difícil do mundo dura uma semana inteira e os participantes devem passar por provas diárias de sabor às cegas, em que devem demonstrar sua experiência em degustação de vinhos. Além disso, os participantes enfrentam provas escritas extremamente complexas que exigem amplo conhecimento e capacidade de formular e comunicar ideias e teorias independentes. Apenas os que são verdadeiras autoridades no assunto têm alguma chance de ser aprovados. Consequentemente, a taxa de reprovação é alta e quase sempre bem acima de 90%. 

“Uma ferramenta perfeita tem que ser confortável quando você a usa.”

A ideia de uma prática ferramenta de degustação especialmente fabricada para o desfrute ao ar livre nasceu e tomou forma gradativamente na mente de nosso embaixador do vinho. “Eu já tinha vários saca-rolhas em mãos e pensei: claro, este produto está bom, mas há algumas coisas que poderiam melhorar”, conta Schwander. “E, principalmente, eu não tinha um canivete realmente bom para preparar um delicioso lanche, portanto isto é novidade e algo que eu não tinha visto antes.” Com o Wine Master, os detalhes de peso, tamanho e funcionalidade foram concebidos e executados com precisão, as ferramentas individuais abrem perfeitamente e sem esforço e, se manuseada 
corretamente, essa ferramenta é fácil e totalmente segura de usar. 

“Wine Master – design elegante e multifuncional.”

Três funções em um, acabamento de alta qualidade e extremamente confortável de usar: leve o Victorinox Wine Master e curta as aventuras ao ar livre com gostinho de boa vida. A espiral longa e resistente segura a rolha com segurança, o cortador de lâmina garante cortes precisos e limpos e a alavanca estável em duas etapas protege contra deslizamento, garantindo que a rolha seja removida com segurança. Por último, um canivete com uma lâmina extra larga que pode cortar todos os seus lanches favoritos para piquenique é o toque final que torna a Wine Master a ferramenta multiuso perfeita. Você pode observar a sofisticação no aproveitamento ideal do ponto de apoio e na precisão de detalhes, que reduzem ao mínimo o esforço exigido. As talas têm um acabamento em verde-oliva ou madeira de nogueira, à sua escolha. Elas combinam uma empunhadura confortável com o visual elegante. Isso transforma a Wine Master em um presente exclusivo que atrai instantaneamente os amantes do vinho e se tornará sua companheira leal.