Think long term – act ecologically
Sustainability is part of Victorinox’s DNA
Consciously serving the environment for almost 50 years
As early as the 1970s – at a time when hardly any statutory regulations existed for industry at a national level – Victorinox recognized that protecting the environment and ensuring sustainability were not just part of their duty as a business, but also an important factor for success. Today, the company’s innovative products and professional implementation of environmental and energy management reflect the long-term strategy of this family enterprise.
The fact that the company’s management also assigns particular importance to concerns about resources and preserving the livelihood of future generations is also demonstrated by the company prize from the Schweizerische Umweltstiftung [Swiss Environmental Foundation], received in 2008. Since 2007, our own «Green Shield» label has been helping to make all employees aware of our environmental protection concerns.
Comparison of occupational accidents between victorinox and the swiss average (days lost per worker/year)
Victorinox records significantly fewer employee lost-time incidents than the Swiss average. Even though Victorinox is an artisanal enterprise, few accidents occur.
Source: Swissavant Wirtschaftsverband Handwerk und Haushalt
Comparação de dias de afastamento do trabalho por motivo de saúde entre a Victorinox e a média suíça
Também damos crédito à nossa cultura corporativa pelo baixo número de ausências de funcionários por motivo de saúde.
Fonte: Swissavant Wirtschaftsverband Handwerk und Haushalt
O óleo para calefação agora é usado apenas em situações de emergência
A Victorinox presta atenção especial ao baixo consumo de óleo de calefação, energia e água. A otimização contínua do maquinário também contribui substancialmente para o baixo consumo de energia. Portanto, o sistema de ventilação que entrou em operação em 1980 nos centros de produção de Ibach, Schwyz, funciona com 50% menos energia. A Victorinox está fazendo uma contribuição exclusiva à proteção climática por meio da recuperação de calor: o calor liberado das instalações de produção fornece 75% do calor para todos os prédios do centro de operações e para 120 apartamentos de propriedade da empresa.
Graças ao uso intensivo de calor liberado e da contínua renovação dos prédios, a empresa reduziu sua demanda por óleo para calefação de mais de 30 mil litros em 2014 para uma média de 2.500 litros por ano. Na verdade, desde 2015, o óleo para calefação é usado apenas em casos de emergência ou de falha da bomba d'água. Devido aos sistemas de circulação fechados, pudemos reduzir o volume de água fresca necessária para resfriar a erosão e limpeza de instalações em mais de 50%. A água da chuva também é usada nos banheiros de vários centros de produção.
Visão geral da redução do uso de óleo de calefação no centro de produção de Ibach
Conseguimos reduzir intensamente o uso de óleo para calefação nos últimos anos. A recuperação do calor residual das instalações de produção foi a grande colaboradora para essa redução.
Fonte: Betriebsinterne Statistik Umweltmanagement 2016
Separar, em vez de queimar - manter, em vez de descartar
Na Victorinox, o slogan “Separar, em vez de queimar - manter, em vez de descartar” se aplica a toda a empresa. Um plano integrado de descarte de dejetos sólidos e líquidos envolve todos os funcionários na reciclagem de recursos e na redução de dejetos. Por isso, atualmente, graças às nossas estações internas de coleta, conseguimos enviar 55% de nossos dejetos para reciclagem. A partir da produção, volumes substanciais de plástico e aço, bem como lodo de afiação, são reciclados, resultando na geração de um volume significativamente menor de lixo industrial. Finalmente, mas não menos importante, graças à manutenção cuidadosa e à constante modernização, o maquinário de produção da Victorinox tem uma longa vida útil, sendo que algumas máquinas estão em operação há 50 anos.
A Victorinox cumpre rigorosamente e implementa leis e portarias relacionadas à proteção de água, purificação do ar e tratamento de materiais químicos e perigosos. Sempre que possível, a produção é feita sem hidrocarboneto clorado. Por meio de várias medidas, como a troca para sistemas de limpeza com base em água e livres de CHC, conseguimos reduzir o consumo de 108.000 kg em 2015 para 236 kg, muito abaixo do limite estatutário. A água residual da produção é pré-tratada no sistema de limpeza interno antes de ser descarregada no sistema municipal de tratamento de águas residuais.
A sustentabilidade é uma prioridade no desenvolvimento e na fabricação.
Para o desenvolvimento e a fabricação de todos os produtos, tanto nas divisões de marca própria quanto em relação aos fornecedores - os quais visitamos e inspecionamos regularmente - a Victorinox estabelece os mais altos padrões de conformidade, com critérios como reciclabilidade e segurança de materiais e embalagens (em particular limitando o uso metais pesados) para a saúde e meio ambiente, e com relação ao consumo de energia para fabricação e transporte. Seguindo o princípio de “conforme necessário e o menos possível”, todas as embalagens usadas para proteção de produtos são recicláveis, e as embalagens de papelão consistem em até 90% de papel recuperado. Somente são usados papel alvejado 100% sem cloro e tintas e acabamentos sem solventes.
A embalagem usada para a proteção de produtos é reciclável.
Juntamente com sua excelente qualidade, os canivetes de bolso da Victorinox são caracterizados por sua longevidade comprovada, capacidade de reparo ilimitada e pelo uso limitado de materiais. A garantia Victorinox AG cobre todos os materiais e defeitos de fabricação por tempo ilimitado (exceto defeitos eletrônicos, que têm cobertura de dois anos). Danos causados pelo uso normal ou uso inadequado não são cobertos pela garantia.
Um processo contínuo de aprimoramento, tanto em larga quanto em pequena escala
A Victorinox ainda não está satisfeita com o que realizou. A empresa familiar concentra-se em um processo contínuo de aprimoramento, firmemente ancorado em sua cultura corporativa. Por isso, a intenção é aprimorar a eficiência energética ainda mais com uma instalação fotovoltaica no prédio da fábrica em Ibach (que desde abril de 2016 produz energia para uso próprio da empresa), maior desenvolvimento do sistema de recuperação de calor, expansão do aquecimento distrital para uso residencial e renovação das estruturas prediais.
Os prédios em Delémont também estão sendo totalmente renovados e atualizados em termos de tecnologia energética. Os 2.495 m² de painéis solares produzem aproximadamente 470.000 kWh por ano. Isso é equivalente à demanda de energia de aproximadamente 135 residências. As emissões de CO2 foram reduzidas em aproximadamente 400 toneladas, trocando-se o óleo de calefação por bomba de calor. Mas também ajudamos os funcionários a fazerem a parte deles: a Victorinox não apenas reembolsa o uso de transporte público para ir e voltar do trabalho, mas também planeja estabelecer uma estação de carregamento para veículos elétricos na instalação de Ibach.
Visão geral de fontes de energia no centro de produção de Ibach 2015
A Victorinox defende produção sustentada de eletricidade; portanto, toda a eletricidade é fornecida por produtores regionais que a geram em suas próprias usinas hidroelétricas, em nossa região montanhosa.
Fonte: Elektrizitätswerk des Bezirks Schwyz AG