Cómo ser un viajero más sustentable: Ideas para que su viaje sea más ecológico
A dónde ir
Si su corazón está decidido a viajar al extranjero, elija un destino que esté comprometido con la sustentabilidad. Consultando a las oficinas de turismo locales o realizando una rápida búsqueda en Internet, se obtendrá una lista de las ciudades y países más ecológicos para visitar. Cada uno medirá la sustentabilidad de manera diferente, así que tómese un tiempo para determinar los aspectos de sus políticas de sustentabilidad que le resuenan más. Algunos miden la buena calidad del aire, mientras que otros se centran en el puntaje de accesibilidad a pie y la cantidad de mercados de agricultores locales.
Elegir destinos menos conocidos o viajar fuera de temporada es otra manera de viajar con conciencia. También puede pensar en incorporar el voluntariado ecológico a su agenda de viaje. Muchas organizaciones tienen programas que ayudan a proteger y preservar los entornos naturales con la colaboración de visitantes a la zona.
Viajar de forma sustentable no es sólo reducir la huella de carbono, sino también cuidar y apoyar a las comunidades locales. La gente local tiene un gran incentivo en preservar sus comunidades. Una de las maneras más directas en las que puede tener un impacto positivo en las personas y los lugares que visita es con su dinero. Encuentre alojamiento, operadores turísticos y guías que mantengan estándares sustentables con respecto a los derechos de los trabajadores, la inclusividad y el impacto en las comunidades locales. Gastar dinero en negocios locales garantiza que más dinero se quede en las manos de las personas que viven en su destino.
Mochilas para viajes de un día
Se agregó el producto a su carro de compras
Onde ficar
Também existem sites de busca de acomodações que plantam árvores para cada reserva feita, ou que doam parte do lucro para projetos de responsabilidade social e sustentabilidade em áreas locais.
Casas pequeninas, chalés de madeira e barracas são ecológicos por natureza e causam menos impacto ambiental. A prática de trocar de casas é outra opção de baixo custo e mais sustentável.
Malas e acessórios para aventuras internacionais
Se agregó el producto a su carro de compras
Como chegar até lá
É justo concluir que qualquer viagem inferior a 500 km deve primeiro ser considerada de trem ou carro. Vários sites úteis podem ajudar você a calcular e comparar as emissões e o consumo de energia por viagem de avião, trem e carro.
Ótimos acessórios para uma viagem de trem
Se agregó el producto a su carro de compras
O que levar na mala
Vale a pena considerar o uso de protetor solar e produtos para cuidados com a pele que não contenham produtos químicos, depois que o Havaí proibiu os protetores solares contendo oxibenzona e octinoxato em 2018. Cientistas descobriram que esses produtos químicos aumentam a taxa de branqueamento dos corais, além de prejudicar o seu crescimento.
Para diminuir o uso de plásticos não recicláveis quando você estiver na estrada, leve garrafas d’água reutilizáveis, xícaras de café, recipientes para o lanche e sua própria cutelaria. Também existem diversas alternativas ecologicamente corretas para artigos de higiene pessoal em miniatura para viagem. Procure trocar o gel de banho por sabonete, e frascos de xampu por xampu em barra. Descubra desodorante em formato de creme e escova de dente feita de material biodegradável.
Para finalizar a mala, será preciso usar algo funcional e cheio de estilo para guardar todos esses itens. Acessórios leves fazem com que a viagem seja fácil e agradável, de modo que a fabricação de itens com qualidade garantem longevidade ao produto. Afinal de contas, ser durável é ser sustentável.
Companheiros leves para viagens ecológicas
Se agregó el producto a su carro de compras
Dicas de viagem sustentável para as famílias
A família é formada por Dario, climatologista, e Sabine, enfermeira, junto com os seis filhos do casal. Com a ajuda da filha mais velha, Salina, uma excelente palestrante pública, as crianças são embaixadoras poderosas da vida sustentável, assim como os seus pais. Dario e Sabine afirmam: “Descobrimos que nossa mensagem é muito mais eficaz quando nossas crianças conversam com outras crianças”. Com toda a bagagem de anos de experiência, essa família viajada e aventureira se reuniu conosco para compartilhar dicas de uma viagem sustentável.
Não tenha pressa
“É fundamental que você se adapte ao ritmo da natureza”, diz Dario. “Se tiver apenas um tempo limitado, deve acelerar seus planos. Talvez desconsidere um aviso de avalanche com consequências perigosas”. Dario lembra da época em que a família navegou pelo Oceano Atlântico, no qual eram acompanhados com frequência por baleias e golfinhos, para a alegria das crianças. “Se voasse sobre esse oceano, como a maioria das pessoas faz, perderia totalmente essa experiência mágica”, aponta Dario. Embora nem todos tenham o luxo do tempo, você ainda pode aplicar essa mentalidade às suas férias de duas semanas.
Nunca se é muito jovem para aprender
Viajando pelo seu próprio país ou para o exterior, nunca se é muito jovem para aprender a respeitar a natureza. Como Dario afirma, “As crianças que nadam em rios ou lagos na Suíça vão crescer e se tornar adultos que lutam apaixonadamente para proteger esses rios e lagos”. Dario espera que o trabalho global da expedição ToptoTop tenha o mesmo efeito: “As focas da Ilha Robinson Crusoe no Chile são caçadas com frequência pelos pescadores. Levamos um grupo de alunos de escola local para nadar com as focas e foi uma experiência maravilhosa para todos. Tenho absoluta certeza de que essas crianças não crescerão para serem pescadores que caçam e matam esses lindos animais”.
Menos é mais
Viajar leve também é ótimo, acredita Dario. “Uma vez percorremos várias colônias na Austrália durante uma semana, com duas crianças pequenas. Esta experiência nos ensinou como reduzir nossa carga ao mínimo absoluto, assim foi possível carregar toda a água de que precisávamos”. A família acredita que viajar com apenas os itens mínimos acrescenta uma certa levezanão apenas à sua bagagem mas também à sua alma. “Aprendemos que, quanto menos carregamos, menos precisamos nos preocupar com o que esquecemos”. As crianças alguma vez ficaram entediadas com os poucos brinquedos que são permitidos no barco? “Absolutamente não!”, ri Dario. “Quanto menos brinquedos elas têm, mais criativas e curiosas ficam. A natureza é, afinal de contas, a melhor professora”.
Combine a viagem com uma missão
Embora nem todos queiram dedicar suas férias a um projeto voluntário, ainda é possível ter um impacto positivo em seu destino quando você viaja: “Seja em uma praia tropical ou em uma caminhada na montanha, leve uma sacola com você e recolha todo o lixo que encontrar no caminho”. Dario afirma que este modo simples e eficaz de ajudar é algo que ele e sua família adoram fazer. “A natureza é tão generosa, ela nos dá tanto – desde paisagens de tirar o fôlego até momentos de calma”, explica Dario. “Quando você recolhe lixo, é como se estivesse devolvendo algo à natureza”.
Compartilhar experiências com os outros
Para a família Schwörer, o respeito à natureza e o respeito às pessoas que você encontra andam de mãos dadas. Tudo faz parte da filosofia deles de viajar devagar: “Quando você age sem pressa, tem mais tempo para conhecer pessoas, estabelecer uma conexão e aprender com os outros”, afirma Dario. “Isso só pode melhorar sua experiência e, o mais importante, expandir seu conhecimento, ajudando você a conhecer a importância de proteger nosso planeta”.